12 de agosto de 2009

Cia Brasilienses de Teatro estreia novo espetáculo Pela Metade no Teatro Goldoni


Foto de Adla Marques

A Cia Brasilienses de Teatro apresenta nesta quinta-feira seu novo trabalho: o espetáculo Pela Metade. Baseada no romance “O Visconde Partido ao Meio”, de Italo Calvino, a peça traz à tona o conflito entre o bem e o mal e destaca a fatídica idéia de que esses dois extremos coexistem em nós mesmos.

O espetáculo Pela Metade foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008 e faz parte de uma pesquisa da companhia intitulada Palco Para Nossos Antepassados. A pesquisa originou três peças baseadas em obras do escritor Italo Calvino: Cosme Trepado (adaptação do romance "O Barão nas Árvores", apresentada em 2001), Irmã Teodora e as Desventuras do Cavaleiro Agilulfo (adaptação do romance "O Cavaleiro Inexistente", apresentada em 2008) e Pela Metade.

No mês de julho, a Cia Brasilienses esteve em turnê no Rio de Janeiro e Curitiba com a peça Irmã Teodora.

Sinopse do espetáculo

Embebido de uma coragem adolescente, o jovem Visconde Medardo di Terralba se lança em guerra contra os turcos. No meio do combate salta na frente de um canhão inimigo, que dispara, partindo-o ao meio. Uma das metades do Visconde é encontrada viva por médicos do exército cristão e levada de volta para casa.

O “meio” Visconde passa a apresentar uma personalidade diferente da que era conhecida. Passa os dias andando por suas terras, cometendo todo tipo de atrocidades com quem quer que lhe cruze o caminho. Até seu pai e sua ama Sebastiana se sentem ameaçados por seus atos.

Mais tarde, a outra metade do visconde reaparece. Esta, por sua vez, só consegue praticar atos de extrema e exagerada bondade. É tão radical em sua postura benigna que ela igualmente interfere no relacionamento com as pessoas a sua volta, que passam também a sentir aversão por ele.

Em suas andanças, as duas metades encontram na jovem pastora Pâmela uma possibilidade de completude e por ela se apaixonam. Pâmela se vê dividida entre os dois e suas propostas parciais, provocando-lhes a necessidade da disputa. Assim, as duas partes do Visconde se defrontam em duelo mortal. No combate, ambos ficam muito feridos e, finalmente, são reintegrados em um só corpo pelo Dr. Trelawney, médico da família.

Serviço:

Pela Metade
De 13 a 24 de agosto, de quinta a segunda
Horário: Quintas, sextas, sábados e segundas-feiras, às 21h15, domingos, às 20h15
Local: Teatro Goldoni/Sala Adolfo Celi (Casa D´Itália – 208/09 Sul)
Entrada franca (mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível)
Evento não recomendado para menores de 12 anos
Informações: 3244-3333/3443-0606


Notícias relacionadas
Cia Brasilienses de Teatro leva adaptação de clássico de Italo Calvino a Curitiba

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported License