11 de julho de 2011

Cia Brasilienses de Teatro completa 10 anos e encena Cosme Trepado no Teatro Galpão

Foto de Adla Marques

No último fim de semana, fui até o Teatro Galpão, no Centro Cultural da 508 Sul, para assistir à nova montagem da Cia Brasilienses de Teatro, Cosme Trepado, adaptada do romance O Barão nas Árvores, de Ítalo Calvino. Antes de entrar na sala, todos recebem um conjunto de postais comemorativos dos 10 anos da Companhia, com imagens dos diversos trabalhos já encenados. Cosme Trepado surpreendeu, pela ousadia, inventividade e qualidade da encenação. Um espetáculo para se recomendar sem pensar duas vezes.

Encenada pela primeira vez em 2001, a peça faz parte do estudo Palco Para Nossos Antepassados, pesquisa desenvolvida pela Cia baseada na trilogia Os nossos antepassados, de Ítalo Calvino. Criada no mesmo ano, a Cia Brasilienses de Teatro traz em sua bagagem diversos espetáculos e participações em festivais internacionais, além de ter sido agraciada, por quatro vezes, com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz.

Em homenagem ao aniversário da Cia, publico trechos de uma entrevista realizada com o grupo em 2009, em ocasião da indicação da peça Pela Metade ao Prêmio Sesc do Teatro Candango.

Cena Candanga: Como vocês descreveriam o processo de criação que deu origem a Pela Metade? Como surgiu a ideia do uso de máscaras no espetáculo?



Cena Candanga: Como vocês chegaram a um cenário tão simples e tão dinâmico?



Cena Candanga: Durante o período de concepção do espetáculo, qual o peso dado ao trabalho de ator, e às questões visuais e plásticas da montagem?



Cena Candanga: Existe algum método de trabalho que vocês seguem, algo que identifique o processo criativo da Cia Brasilienses?



Cena Candanga: Como vocês vêem o uso do audiovisual no teatro? Vocês consideram a possibilidade de utilizar esses recursos nas montagens da Cia?



Cena Candanga: Quais as pessoas e/ou grupos que vocês identificam como referências para a Cia?



Cena Candanga: Atualmente, quais são as dificuldades e facilidades para se fazer teatro em Brasília? Muitos artistas da cidade costumavam buscar espaço no eixo Rio-São Paulo. Isso ainda ocorre?



Para quem ficou instigado a conferir o novo trabalho da Companhia, Cosme Trepado permanece em cartaz até 17 de julho. Apresentações sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 20h. O ingresso é 1 quilo de alimento não perecível. Bilheteria aberta nos dias de espetáculo, duas horas antes do início da sessão.

Direção e Dramaturgia: James Fensterseifer
Trilha Sonora Original: Marcello Linhos
Iluminação: Marcelo Augusto
Maquiagem: Marcus Barozzi
Figurinos e adereços: Guto Viscardi
Elenco: Cirila Targhetta, João Rafael, João Campos, Rômulo Augusto, Simone Marcelo e Tulio Starling

Um comentário:

Liquidificador disse...

Vida longa para a Cia Brasilienses de Teatro e para o teatro de Brasília!!

Parabéns pelos 10 anos!!

Grupo Liquidificador
http://grupoliquidificador.blogspot.com

 
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported License