4 de junho de 2010

Este fim de semana: Projeto Riso Para Todos na Caixa Cultural Brasília


O grupo teatral Celeiro das Antas Companhia do Riso promove, até domingo, o projeto Riso Para Todos, na Caixa Cultural Brasília. Três peças cômicas serão apresentadas: Bagulhar, Era uma vez Chapeuzinho Vermelho e Alma de Peixe – Teatro para Bebês.

Sinopse dos espetáculos

Bagulhar conta a história de Ogro e Micróbio, figuras tragicômicas que vivenciam, em suas jornadas, de um lado, a aridez da vida, de outro, histórias fantasiosas, fazendo a plateia rir de suas desgraças e atitudes desastradas. Bagulhar foi desenvolvido a partir da tese de mestrado do diretor José Regino, das pesquisas realizadas pelo grupo e do projeto Vagabundos, Malandros e Outros Errantes, contemplado com o Prêmio Funarte Petrobrás de Estímulo ao Teatro.

Em Era uma vez Chapeuzinho Vermelho, a famosa fábula é recontada dando contornos críticos a questões em que o espectador nunca parou para pensar. Qual é o verdadeiro nome de Chapeuzinho Vermelho? Que tipo de mãe mandaria uma criança indefesa atravessar uma floresta sozinha? O espetáculo é uma livre adaptação da tradicional história para a linguagem dos palhaços, concebida e dirigida por José Regino.

Alma de Peixe – Teatro para Bebês é o exercício mais recente do desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas realizado pelo grupo. Dedicado ao universo dos bebês, a peça traz à cena as descobertas de uma menina que se depara com o olhar do outro, descobrindo as possibilidades em lidar com caixas de papelão. Quando revira um velho baú, ela se depara com uma cópia dela mesma, com a qual disputa seu espaço e seus objetos, conhecendo os prazeres e desencontros da relação com o outro. Vendo-se sob o olhar de um peixe, ela descobre um outro universo de possibilidades e sonhos.

Sobre o grupo

A trupe Celeiro das Antas dedica-se à construção do cômico nas artes dos espetáculos. Para isso, desenvolveu técnicas teatrais em seus quase 20 anos de pesquisas. Seus integrantes buscam, pelo riso, incitar o público às reflexões e transformações individuais e coletivas. Os atores tentam explorar o poder curativo do riso, que ajuda a vencer as perturbações e elevar as forças vitais, trazendo o desejo de tomar parte na vida, atrelado à informação que leva à consciência crítica, à sensibilização e à adoção de atitudes que favoreçam o desenvolvimento humano e social.

Programação

Sexta (04/06/2010)
21h - Bagulhar

Sábado (05/06/2010)
15h - Alma de Peixe - Teatro para Bebês
17h - Era uma vez... Chapeuzinho Vermelho
21h - Bagulhar

Domingo (06/06/2010)
15h - Alma de Peixe - Teatro para Bebês
17h - Era uma vez... Chapeuzinho Vermelho
20h - Bagulhar

Serviço:

Projeto Riso Para Todos
De 4 a 6 de junho, de sexta a domingo
Local: Teatro da Caixa (SBS Quadra 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da Caixa)
Entrada a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Crianças com até 4 anos de idade têm entrada franca.
Informações: (61) 3206-9448 / 3206-6456
Classificação etária: Bagulhar não é recomendado para menores de 14 anos; Era Uma Vez Chapeuzinho Vermelho não é recomendado para menores de 5 anos; Alma de Peixe é indicado para bebês de 8 meses a 5 anos de idade.

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported License