14 de setembro de 2009

Universidade de Brasília oferece cursos gratuitos de dança até dezembro

De 14 de setembro a 18 de dezembro, a comunidade poderá participar de oficinas de dança gratuitas na Universidade de Brasília (UnB). Os interessados devem se inscrever pelo e-mail cdpdan@gmail.com, até o dia 19 deste mês.

Todas os cursos serão realizadas no Núcleo de Vivência/Dança da Universidade de Brasília (SG 10, ao lado do Complexo das Artes - IdA/CEN).

O projeto Dança UnB! Ver, Pensar, Mover é resultado de uma parceria entre o Coletivo de Documentação e Pesquisa em Dança e a Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEX/DEAC/UnB).

Cursos:

- Escritadançando: com Laura Virgínia
Aulas teóricas e práticas, dialogando sempre com a investigação da performance como espaço de representação da linguagem da Escritadançando. As aulas trarão atividades de movimento, voz, improvisação. Serão trabalhados dois livros: Os Ritmos da Alma, de G. Roth (SP: Cultrix, 1997); e Action Theater, de R. Zaporah (Berkeley EUA: North Atlantic Books, 1995).
Horário: Segunda-feira, das 18h às 21h

- Oficina Laboratório Corpo/Imagem na Improvisação: com Sabrina Cunha
O laboratório tem como referência a dança Butoh, sendo o foco do trabalho despertar a percepção do corpo sensível que se manifesta artisticamente, procurando nutrir-se do momento presente, tomando consciência das diferentes qualidades de energia que podem animar o movimento na improvisação. Para esta oficina, serão disponibilizadas 12 vagas.
Horário: Quarta-feira, das 18h às 20h

- Dança Chinesa: com Zou Mi
A China possui rica variedade artística relacionada à expressão corporal. Nas aulas, além de técnicas e movimentos das mais importantes danças étnicas chinesas, também serão abordados os vários aspectos culturais que as envolve.
Horário: Terça-feira, das 18h às 20h

- Oficina de Danças Circulares e Coco do NE: com Clarice Cabral
A oficina utilizará danças realizadas em círculos como portais para se pensar a dança, com criatividade e espontaneidade (trazendo para a roda elementos como os das brincadeiras de infância, por exemplo). Para aflorar o imaginário popular, Clarice Cabral fará uso de antigas cantigas de diversos países e regiões do Brasil.
Horário: Quinta-feira, das 19h às 21h

- Grupo Nzinga de Capoeira Angola: com Haroldo Guimarães
O Grupo Nzinga de Capoeira Angola teve seu início há 15 anos, sob a liderança de Mestra Janja (Rosângela Costa Araújo), Mestra Paulinha (Paula Cristina da Silva Barreto) e Mestre Poloca (Paulo Roberto Guimarães Barreto), construindo desde então uma sólida reputação entre os capoeiristas angoleiros. Em Brasília, o grupo existe desde 2001, sob a responsabilidade do Treinéu Haroldo Guimarães (o Paulista), e realiza treinos, rodas, oficinas, eventos culturais e artísticos.
Horário: Terça, quinta e sexta, das 19h às 21h

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported License