27 de junho de 2009

Os Melhores do Mundo


 Foto de Nicolau El-moor

Em meados dos anos 90, surgia a companhia teatral que tornaria o humor brasiliense nacionalmente conhecido: a Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo. Formado por Adriana Nunes, Adriano Siri, Jovane Nunes, Ricardo Pipo, Victor Leal e Welder Rodrigues, o grupo está em cena desde 1995. Antes disso, em 1991, alguns deles já mostravam sua cara em outro grupo de comédia. Naquela época, os atores Welder Rodrigues, Ricardo Pipo e Adriana Nunes faziam parte, junto com Madelon Cabral, Madelene Cabral, Rudney Silveira e James Fensterseifer, da companhia A Culpa é da Mãe, predecessora da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo. Em uma conversa descontraída no Beirute, tradicional bar e restaurante de Brasília, os integrantes d'Os Melhores do Mundo falaram sobre quais foram e são as maiores influências na carreira do grupo:

Atualmente, a Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo vive o ápice de sua carreira. Seu currículo inclui um curta-metragem (“À Espera da Morte”, dirigido por André Luís da Cunha) e 31 peças de autoria do grupo, dentre elas, uma já lançada em DVD (“Notícias Populares”), e outra já gravada, cujo lançamento ainda não aconteceu (“Hermanoteu na Terra de Godah”). O grupo é otimista quando o assunto é a documentação do teatro e acredita que o crescente acesso às novas tecnologias colaborará para que essa história não se perca, sem que o registro pessoal dos espetáculos pelos espectadores implique na diminuição do público.

Os espetáculos do grupo passeiam por temáticas diversas, desde assuntos de fácil abordagem, como o futebol, até outros que, devido à ironia e sarcasmo utilizados na elaboração dos roteiros, acabam provocando polêmicas. Como na peça “Misticismo”, que trata das religiões e seus rituais. Os atores da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo vêem na comédia uma forma eficaz de fazer críticas e polemizar certas questões que não têm espaço ou tratamento adequado em outros gêneros teatrais.

Segundo Welder Rodrigues, Os Melhores do Mundo podem se orgulhar por terem conquistado seu objetivo: tornar-se um grupo de teatro reconhecido nacionalmente. Atualmente, apenas Rondônia, Roraima, Acre e Amapá ainda não tiveram a chance de ver Os Melhores do Mundo em cena. No exterior, o grupo se apresentou pela primeira vez em abril de 2008, em Portugal, com a peça “Notícias Populares”.
Dentre os espetáculos encenados recentemente pela Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo em Brasília está a peça “Sexo”. O Cena Candanga capturou um trecho da peça da última vez que ela esteve em cartaz na cidade. Assista:
Confira também as fotos da peça “Misticismo”, encenada em Brasília no último fim de semana de maio.

Um comentário:

Thamara Guimarães disse...

O nome já diz tudo . Elas são e sempre serão os MELHORES no que fazem.
A cada dia conquistam mais a minha dimiração. Acompanho o grupo sempre!
A M O de paixão!

;*

 
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported License