30 de junho de 2009

De 4 Naipes



Outra companhia de comédia de Brasília que já alçou vôo para outros estados brasileiros é a Cia. de Comédia De 4 Naipes. Goiânia e Recife são cidades que já tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho do grupo, além da capital paulista, onde eles cumprem temporada até o dia 26 de julho com a peça “Eu Tenho a Última Temporada”. Desde o dia 1º de maio, o grupo se apresenta, de sexta a domingo, no Teatro Bibi Ferreira. Após dois fins de semana de espetáculos em São Paulo, a Cia. de Comédia De 4 Naipes participou do programa Pânico, da rádio Jovem Pan. Ouça um trecho da entrevista, gravada ao vivo no dia 14 de maio:

Desde que foi fundado, em 2004, o grupo passou por algumas mudanças, de nome e integrantes. A formação atual da Cia. de Comédia De 4 Naipes, antiga Cia. de Comédia De 4 é Melhor, conta com Bernardo Felinto, Eduardo Moraes, Fabianna Kami, Flávio Nardelli e Márcio Minervino. Desde sua entrada no grupo, em 2007, Márcio Minervino passou a trabalhar com Fabianna e Flávio na concepção dos roteiros. Com a chegada do ator e músico Eduardo Moraes, também em 2007, o grupo passou a incorporar o uso de música ao vivo em seus espetáculos.
A Cia. de Comédia De 4 Naipes possui cinco espetáculos em seu currículo, todos criações próprias. A peça “A Noite” marcou a estréia da companhia, em dezembro de 2004, no Teatro Garagem, e permaneceu em cartaz durante o ano de 2005, no Teatro do Maristão. Em 2006, foram apresentadas ao público do Teatro da Escola Parque as peças “Assexuados” e “É Tudo Mentira”. Em 2007, o grupo estreou “Eu Tenho a Última Temporada”, espetáculo de maior sucesso do grupo, que faz uma sátira aos viciados em seriados. No dia 18 de abril, durante nova temporada da peça em Brasília, antes de seguirem para São Paulo, a Cia. de Comédia De 4 Naipes concedeu entrevista ao Cena Candanga. O grupo falou sobre a importância do teatro e sua inesgotável capacidade de renovação, podendo sempre se atualizar conforme novas idéias apareçam aos roteiristas, que tomam emprestado do próprio cotidiano os elementos que irão compor os roteiros dos espetáculos:

Elementos do cotidiano e aspectos tipicamente brasilienses são bem explorados na peça “De Volta aos Anos 90”, trabalho mais recente da Cia. de Comédia De 4 Naipes. O espetáculo, que têm como tema acontecimentos e persongens marcantes dos anos 90, estreou em 2008 e foi eleito pelo jornal Correio Braziliense a melhor peça do ano exibida em Brasília. A peça é composta por esquetes, algumas delas carregadas de referências à cidade e, por que não dizer, à identidade brasiliense.

Assista a um trecho da peça “De Volta aos Anos 90”:

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported License