28 de junho de 2009

Anônimos da Silva

A Cia. de Comédia Anônimos da Silva também faz parte da safra dos grupos de comédia da década de 90. Dos fundadores da companhia, criada em 1997, restou apenas o ator Fernando Booyou. Além dele, Daniel Villas Bôas, Edson Duavy, Leônidas Fontes, Lucas Moll e Saulo Pinheiro completam o time, que atua junto desde 2005. Em 2001, começou a surgir o projeto de “Qual o Seu Pedido”, espetáculo de improvisação que o grupo apresenta atualmente, encenado a partir de pedidos do público. No início, Fernando Booyou e Edson Duavy realizavam os esquetes em bares. Por isso, quando a peça passou a ser realizada em salas de teatro, ela foi adaptada para simular um restaurante, onde a platéia assume o papel da clientela, cinco atores se caracterizam de garçons e um deles, de gerente. Veja um esquete de “Qual o Seu Pedido”:


Veja também fotos do espetáculo “Qual o Seu Pedido” – na verdade, uma das versões da peça que não pode ser encenada duas vezes.

O idealizador dessa técnica de improvisação teatral, concebida na década de 60 e conhecida como Teatro Esporte (Theatersport, em inglês), foi o inglês Keith Johnstone. Em entrevista ao Cena Candanga, os integrantes do grupo Anônimos da Silva explicaram porque optaram por trabalhar com o Teatro Esporte e como se preparam para apresentar os espetáculos, uma vez que não sabem previamente o papel que irão interpretar, nem com quem contracenarão:


A Cia. de Comédia Anônimos da Silva já participou de alguns festivais, como a Copa Carioca de Improviso, realizada em novembro de 2008, onde teve contato com outros grupos que trabalham com a técnica do Teatro Esporte. A companhia afirma com convicção que os trabalhos artísticos desenvolvidos em Brasília têm suas particularidades. Uma das características que colocam os artistas da cidade em evidência em outros estados é a qualidade técnica.


Mas o Teatro Esporte não foi sempre a especialidade do grupo. Até o início do ano 2000, o público de Brasília prestigiou algumas peças dos Anônimos da Silva. A primeira peça encenada pelos Anônimos da Silva foi “TV or Not TV”, uma sátira aos programas da televisão aberta. Segundo Fernando Booyou, foi um dos primeiros espetáculos que integraram recursos audiovisuais à montagem. O segundo espetáculo produzido pelo grupo foi “O Mágico de Oiz”, sátira ao clássico do cinema “O Mágico de Oz”, com elementos que remetiam à realidade brasiliense e teciam críticas políticas e sócio-culturais. Em seguida, o grupo ficou em cartaz com “Transilvânia”, uma peça de ficção-científica/terror que contava a história da cidade Silvânia do Goiás, quando, em 2229, ela se torna a maior megalópole do mundo. No processo de formação das referências que impregnaram a produção humorística do grupo, a Cia. de Comédia Anônimos da Silva se alimentou de fontes como o programa TV Pirata e os humoristas britânicos do Monty Python.


Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Unported License